Segundo roteiro de luz apresentado no Dia Nacional dos Centros Históricos

Partindo da celebração do Dia Nacional dos Centros Históricos, este ano marcada para 25 de março, o projeto Alumia propõe um novo percurso pela cidade, que explora uma vez mais a temática da luz e a sua relação com o espaço. O novo roteiro ficará patente de 24 a 28 de março e engloba nove instalações artísticas em espaço público. As duas iniciais (“Start” e “Eclipse”) perduram desde o primeiro roteiro, inaugurado a 5 de dezembro do ano passado, enquanto as restantes sete foram selecionadas numa convocatória lançada a 25 de novembro por este projeto dinamizado pela PortoLazer.

Localizada no Largo dos Lóios, “Start” será o gigante ponto de partida de um caminho que convida o público a perfurar o miolo do Centro Histórico, apelando a novos olhares sobre o território classificado como Património Mundial.
As sete novas e surpreendentes visões estarão distribuídas entre o Passeio das Virtudes e as Escadas da Vitória e prometem transformar o quotidiano destas ruas, sobretudo durante o período noturno, quando irradiarem as suas sombras pelo denso casario da zona.
Embora esteja enquadrado com a celebração do Dia Nacional dos Centros Históricos, o novo roteiro será oficialmente inaugurado às 19 horas do dia 24 de março, permanecendo depois até 28 de março.
Durante este período, serão promovidas diariamente visitas guiadas às instalações, com início às 19, 20,30 e 21,30 horas. As visitas são gratuitas e abertas ao público em geral, mediante inscrição prévia através do email alumiaservicoeducativo@gmail.com.
Promovido pela PortoLazer, o Alumia é um programa cultural de celebração do Centro Histórico do Porto, na efeméride dos 20 anos da sua classificação como Património Mundial pela UNESCO.