Elevador da Lada inspira nova instalação do ALUMIA

O Centro Histórico do Porto volta a ser o palco privilegiado para mais uma iniciativa do projeto ALUMIA, acolhendo, desta vez, uma instalação da autoria de Pedro Tudela e Miguel Carvalhais que ocupará temporariamente, entre 25 de maio e 31 de julho, o Elevador da Lada.

CX LUX é o nome da instalação, luminosa e sonora, que será inaugurada às 22 horas da próxima quinta-feira, precisamente no dia em que se inicia o programa das Festas de São João do Porto 2017.

A instalação luminosa, composta por 110 lâmpadas com várias temperaturas de cor, utilizará a estrutura vertical do elevador como suporte para transformar e expandir a paisagem em redor.

A iluminação resultante da instalação substituirá a iluminação monumental do elevador, reforçando a estrutura, mas também omitindo alguns dos seus traços mais distintivos durante os períodos noturnos. Durante o período diurno, as lâmpadas continuarão ligadas, criando uma iluminação espetral, percetível durante os momentos de variação na exposição solar.

A parte da instalação sonora decorre de um trabalho de campo junto da comunidade local, nomeadamente nas áreas da Ribeira, São Nicolau, Lada e Barredo.

Este trabalho passou pela identificação de características da paisagem sonora, pelo levantamento de marcos sonoros e de transformações ocorridas ao longo da história recente. Tais marcos identificados foram o ponto de partida para uma composição que será difundida em múltiplos pontos ao longo da passagem superior do elevador, convidando os visitantes a desenvolver novas perspetivas de leitura de um espaço tão particular e privilegiado da cidade.

CX LUX atua assim nas paisagens sonora e visual da Lada, cruzando dois eixos metafóricos nos dois eixos reais da estrutura do elevador: o eixo vertical, agindo visualmente; e o eixo horizontal, agindo sonoramente.

Enquadrado no ALUMIA, projeto que a PortoLazer vem dinamizando desde dezembro de 2016 para celebrar os 20 anos da classificação do Centro Histórico do Porto pela UNESCO, a instalação CX LUX vai ocupar o Elevador da Lada até ao próximo dia 31 de julho, altura em que chega ao fim o projeto ALUMIA.

 

#SSS_Alumia_montagens3fase_001#SSS_Alumia_montagens3fase_011#SSS_Alumia_montagens3fase_012#SSS_Alumia_montagens3fase_010#SSS_Alumia_montagens3fase_006#SSS_Alumia_montagens3fase_016

Biografias dos artistas:

Pedro Tudela e Miguel Carvalhais colaboram desde 2000 no projeto @c, produzindo música digital, arte sonora, e música para teatro e audiovisuais, sendo também autores de várias instalações sonoras. Pedro Tudela (Viseu, 1962) é artista plástico, músico, cenógrafo, e Professor no Departamento de Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Miguel Carvalhais (Porto, 1974) é designer, músico e Professor no Departamento de Design da FBAUP.