Workshops do Serviço Educativo do Alumia

Nos próximos dias 8, 10 e 11 de dezembro, o Serviço Educativo do projeto Alumia organiza vários workshops abertos ao público em geral que, embora gratuitos, requerem inscrição prévia para alumiaservicoeducativo@gmail.com, até um limite de 20 participantes.

Os workshops, dinamizados pela Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, realizam-se a partir de percursos definidos por marcos patrimoniais da cidade e pelas intervenções artísticas no espaço público do Centro Histórico do Porto.

.

Vê aqui o programa e o descritivo de cada um dos workshops:

 

Quinta-feira, 8 de dezembro

10:00-12:00    Elogio da Luz – Fotografia

15:00-17:00    À luz das estrelas. Vamos desenhar constelações

Sábado, 10 de dezembro

10:00-12:00    Elogio da Luz – Fotografia

15:00-17:00    À luz das Estrelas. Vamos desenhar constelações

Domingo, 11 de dezembro

10:00-12:00    Elogio da Luz – Fotografia

15:00-17:00    STOP-MOTION 360º

.

 

ELOGIO DA LUZ

Ao eleger a fotografia como foco deste workshop pretende-se, mais do que criar uma imagem, captar uma atmosfera, um ambiente, uma realidade. A arquitetura, os habitantes, os passeantes e seis intervenções instaladas no Centro Histórico da cidade, são influência direta na vida quotidiana da cidade.

O registo fotográfico desta realidade será apresentado sob a forma de imagens em que a luz e a sombra são responsáveis por uma impressão causada.

O telemóvel não serve só para falar, mas também para ver. Assim, os participantes terão oportunidade de olhar, registar o seu ponto de vista e partilhar o seu modo único de ver.

Cada participante deverá trazer consigo um smartphone ou uma máquina fotográfica digital.

As visitas-workshop são orientadas para uma ação dos participantes que dê forma às suas ideias.

.

À LUZ DAS ESTRELAS. VAMOS DESENHAR CONSTELAÇÕES

As intervenções artísticas no espaço público do Centro Histórico da cidade são o pretexto para olharmos o céu que nos cobre e constatar que, mesmo quando não há estrelas no céu, podemos desenhar constelações. Serão criados momentos de diálogo com as obras, a partir de processos de registo simples, que projetam leituras e perspetivas, a partir de criações plásticas.

As visitas-workshop são orientadas para uma ação dos participantes que dê forma às suas ideias. Serão disponibilizados os meios materiais e técnicos de orientação e apoio.

.

STOP-MOTION 360º

Um passeio levará os participantes ao encontro das intervenções artísticas, instaladas em espaço público no Centro Histórico da cidade.

A partir das obras e da sua envolvente serão criadas oportunidades para a realização de pequenos filmes animados em Stop Motion. Os filmes realizados irão oferecer novos olhares e perspetivas sobre a cidade.

Cada participante deverá trazer consigo um smartphone (com uma APP para stopmotion) ou uma máquina fotográfica digital.

As visitas-workshop são orientadas para uma ação dos participantes que dê forma às suas ideias.

 

20161205_alumiavisitaguiada_sss7