A noite mais longa do ano também se alumia

Esta quarta-feira ocorre o solstício de inverno, fenómeno que transforma o 21 de dezembro no dia mais curto do ano. Mas no Centro Histórico do Porto o pôr do sol trará uma nova abordagem da temática da luz. Nas nas suas habituais visitas guiadas, o Serviço Educativo do Alumia vai integrar uma oficina de light painting, que pretende criar uma corrente que una participantes e monitores ao brilho da cidade.

Nesta experiência ativa de manipulação da luz, o público poderá assim alumiar à noite mais longa de 2016, de forma criativa. Através de uma técnica de captura momentânea de gestos, a própria luz e as câmaras dos smartphones serão usadas como matéria prima para desenhar ou pintar.

Com uma duração aproximada de uma hora, estas visitas-oficinas são gratuitas e dirigem-se ao público em geral. Os interessados em participar devem inscrever-se através do email alumiaservicoeducativo@gmail.com, num dos quatro horários disponíveis: 17h20, 19h00, 21h00 ou 22h30.

Cada percurso, com um máximo de 30 vagas, terá as seguintes paragens: Jardim de João Chagas, Miradouro da Vitória, Largo do Amor de Perdição, Rua das Carmelitas, Largo dos Lóios, Praça de Almeida Garrett e Sé do Porto.

light-painting

light-painting2